A partir da noite desta quarta-feira (07/08), uma nova frente fria avançará para o Brasil, ingressando pela região Sul e causando instabilidade nas temperaturas em diversas áreas do país, conforme previsão do Climatempo.
Especialistas meteorológicos afirmam que as recentes altas temperaturas registradas na Antártida irão favorecer uma queda brusca no clima do Brasil. O aquecimento súbito atmosférico na região antártica tem provocado um aumento expressivo nas temperaturas, com máximas de até 30°C acima da média esperada para este período do ano.
Com o aumento súbito das temperaturas na baixa estratosfera, a cerca de 20 a 30 quilômetros de altura, os ventos em torno da Antártida se enfraquecem, permitindo o avanço do ar polar para as regiões tropicais. Esse fenômeno é mais comum no Hemisfério Norte, sendo raro no Hemisfério Sul.
Segundo os especialistas, as principais causas para este fenômeno incluem o aquecimento dos oceanos e o derretimento da camada de gelo na Antártida. Essas mudanças climáticas intensificam a propagação de frentes frias para regiões mais ao norte.
Até o final de semana (10 e 11/08), as temperaturas devem se manter baixas no Brasil, com possibilidade de neve em áreas de maior altitude na região Sul. A frente fria deve avançar rapidamente a partir da noite de quarta-feira, com previsão de aumento das chuvas em algumas regiões do país na quinta-feira, como Santa Catarina, Paraná, parte do Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Na região Sudeste, o tempo seco predominará na maior parte da semana, mas no final de semana pode haver chuvas, principalmente no sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Sensação
Vento
Umidade